Diploma Herois da Marinha – Heroes Navy Award

DIPLOMAS HERÓIS DA MARINHA DO BRASIL

            O Presidente do Grêmio de Comunicações da Escola Naval, Aspirante Leandro, tem o prazer de convidar todos os radioamadores e rádio escutas a conquistarem os Diplomas MARQUÊS DE TAMANDARÉ e o diploma IMPERIAL MARINHEIRO MARCÍLIO DIAS. Esses dois diplomas têm como propósito homenagear e divulgar o nome de insignes marinheiros, que dedicaram a vida à Pátria e à Marinha do Brasil, bem como o de promover mais um fator de motivação e congraçamento no radioamadorismo nacional.

O primeiro diploma homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré. Nascido no Rio Grande do Sul, com 15 anos de idade apresentou-se como voluntário na recém-criada Armada Imperial para lutar na consolidação da independência e dedicou toda sua vida ao serviço da Marinha, consolidando a integridade territorial do Brasil, e esteve a frente em diversos conflitos defendendo os interesses do Brasil. Mais informações sobre o Almirante Tamandaré poderão ser obtidas em:                   : https://www.marinha.mil.br/dphdm/historia/almirante-tamandare.

O segundo  diploma homenageia o Imperial Marinheiro Marcílio Dias, que ingressou na Armada Imperial como grumete (Recruta), em 6 de julho de 1855 aos dezessete anos de idade, sentando praça no Corpo de Imperiais Marinheiros em 5 de agosto do mesmo ano. Sagrou-se herói na Batalha Naval do Riachuelo em 11 de junho de 1865, no início da Guerra da Tríplice Aliança. Quando a corveta Parnaíba, onde chefiava o rodízio raiado de ré, foi abordada por três navios paraguaios, travou uma luta corpo a corpo contra quatro inimigos, armado de sabre, abatendo dois deles. Na luta teve seu braço decepado na defesa da bandeira do Brasil. Os ferimentos sofridos causaram-lhe a morte no dia seguinte, 12 de junho, com apenas 27 anos de idade, sendo sepultado com as honras do cerimonial marítimo nas próprias águas do rio Paraná, em 13 de junho de 1865. Saiba mais sobre o Marinheiro Marcílio Dias em:                   : https://www.naval.com.br/ngb/M/M024/M024-NB.htm.

Os regulamentos dos referidos diplomas encontram-se disponíveis no site do Grêmio de Comunicações da Escola Naval https://gcen.org.br/.

Os regulamentos dos referidos diplomas encontram-se disponíveis no site do Grêmio de Comunicações da Escola Naval https://gcen.org.br/.

Diploma Heróis da Marinha (Regulamento)

Brazil Navy Heroes Award (Rules)

Diploma Tamandaré (Tamadaré Award) (Link)

Modelo de log Diploma Marcílio Dias (Modelo)

Marcilio Dias Award Log (Model)

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *