213 anos do CFN no Brasil

213º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais

O grupo de radioamadores que colabora com o Grêmio de Comunicações da Escola Naval (GCEN) tomou a iniciativa de homenagear o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) por ocasião de seu 213º aniversário. Para tal, solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) um indicativo de chamada especial, PQ213CFN, que foi ao ar no período de 05 de março, dia da cerimônia oficial, até o último dia daquele mês. Em apoio a essa operação, foi criado uma página especial para divulgação do evento no site www.qrz.com, utilizado mundialmente por radioamadores para divulgação de suas estações, bem como no espaço www.gcen.org.br, que noticia as atividades do GCEN. O propósito desse evento foi o de divulgar o nome do CFN, sua história e sua capacidade operacional no meio radio amadorístico, o congraçamento entre radioamadores civis e militares e consequentemente a suas famílias e amigos.

Assim, nove radioamadores de diversos estados brasileiros, alguns veteranos da Marinha, disponibilizaram suas estações amadoras, montadas e instaladas por eles próprios, e operaram durante seus tempos disponíveis realizando chamadas nas frequências e modos de operação autorizados, utilizando o indicativo de chamada especial, PQ213CFN. Como resultado, foram realizados 5.037 comunicados, com 124 países diferentes, incluindo locais remotos como Ilhas Fiji, Ilhas Falklands, Japão, Nova Zelândia, Alaska e Havaí, sendo 828 com radioamadores do Brasil.
Todos os 5.037 radioamadores contatados, receberão via download no site do gcen.org.br, um certificado digital, confirmando o QSO realizado.

A página criada em www.QRZ.com recebeu 7.508 visitas. A vocação expedicionária do Corpo de Fuzileiros foi honrada!

Participaram dessa ativação os seguintes radioamadores, por ordem alfabética de seus indicativos de chamada, cujas informações sobre cada um deles, poderão ser visualizadas no site qrz.com:

– PP5BT – Rodrigo Gonçalves
– PS7DX – Francisco Edvaldo Pereira Freitas (Vet.)
– PS7KC – Carlos Aurélio Cavalcanti
– PY1AX – Antoni Karol Dianovsky
– PY1CG – Carlos Tuccimei Guinle
– PY1PDF – Francisco Jacson dos Santos (Vet.)
– PY1VOY – Ricardo de Souza Carvalho
– PY1XH – Cesar Henrique Assad dos Santos (Vet. Coordenador do evento)
– PY1ZV – Fábio Hoelz (Vet. FN)
– PY4ARS – Roberto da Costa Santos

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *