Patrono das Comunicações Navais

Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego

Em 28 de março 1907, o Aviso Ministerial nº 685 criava o Serviço Radiotelegráfico da Marinha (SRM), estabelecendo as primeiras instruções para o Serviço de Telegrafia sem fio da Armada Nacional, e alterando o nome do Posto Rádio da Marinha para Estação Radiotelegráfica da Ilha das Cobras – Estação Central. Pela importância da criação desse serviço para a Marinha do Brasil (MB), em 1º de setembro de 2008, o Estado-Maior da Armada publicou a Portaria nº 178, instituindo o dia 28 de março como Dia das Comunicações Navais e o Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego como Patrono, a fim de rememorar os fatos históricos e elencar os principais desafios e conquistas deste setor.

Esse distinto Chefe Naval assumiu a função de primeiro encarregado da Estação Central (Aviso de 19/04/1907), distinguindo-se por sua atuação nos primórdios das comunicações na MB, no qual se dedicou ao longo de sua notável carreira, destacando-se a participação na instalação de diversas estações rádio nos navios e nas Organizações Militares (OM) de terra, bem como na construção de faróis e radiofaróis que auxiliam a navegação no Brasil.

Atualmente, a Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) imprime um novo ritmo de inovações tecnológicas, com um aumento na demanda de novos serviços e ferramentas em atendimento aos setores operativo e administrativo. Para vencer os novos desafios, a MB conta com profissionais que se dedicam com esmero na operação, manutenção e expansão do Sistema de Comunicações da Marinha.

Assim, em reconhecimento pelas conquistas alcançadas que impactaram, e continuam impactando, significativamente nos rumos das Operações Navais, a Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha parabeniza e agradece a todos aqueles que trabalham diuturnamente em prol das Comunicações Navais, nas diversas OM da MB, tanto no mar, quanto em terra.

Fonte: https://www.marinha.mil.br/node/995

Print Friendly, PDF & Email